Colégio Dom Bosco

AJS celebra 20 anos de caminhada com IV Congresso Nacional

Permalink to AJS celebra 20 anos de caminhada com IV Congresso Nacional

Além de celebrar 20 anos da AJS, o encontro realizado este ano é o primeiro Congresso Nacional organizado especificamente pelos jovens e para os jovens. É um exemplo de protagonismo juvenil que marca a caminhada da AJS no Brasil.

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) está celebrando seus 20 anos de vida no Brasil com a realização do IV Congresso Nacional. O evento reúne mais de 300 jovens vindos de todas as regiões do país. O encontro acontece nos dias 25, 26 e 27 de agosto no Colégio Dom Bosco de Brasília.

Depois de um período de 20 anos, a AJS se consolida como um movimento juvenil bem estabelecido e com identidade carismática própria. Diante deste cenário, o Conselho Nacional da AJS, assessorado pela Pastoral Juvenil Salesiana (formada por padres e irmãs), escolheu por aproveitar este momento para aprofundar sua identidade.

A coordenadora nacional da AJS, Larissa Cristina da Silva Cunha, enfatiza a importância do congresso nacional nesse momento. “Espero que seja um momento para reviver a chama no coração de todos esses jovens salesianos que há 20 anos fazem uma história muito bonita nesse nosso Brasil salesiano”, afirma. Para Larissa, o congresso é uma oportunidade de movimentar os jovens para que eles voltem para suas realidades locais determinados a articular cada vez mais o carisma salesiano.

O congresso tem uma programação recheada de atividades de confraternização e integração entre os jovens. Os momentos de estudo serão pautados pela nova edição do documento Princípios Norteadores da AJS. O encontro termina com a Caminhada Dom Bosco e missa solene com benção da cripta de Dom Bosco.

 

Congresso é um marco no protagonismo juvenil

Além de celebrar 20 anos da AJS, o encontro realizado este ano é o primeiro Congresso Nacional organizado especificamente pelos jovens e para os jovens. É um exemplo de protagonismo juvenil que marca a caminhada da AJS no Brasil.

WhatsApp-Image-2017-08-25-at-151624

A Articulação da Juventude Salesiana

A AJS é uma rede de apoio mútuo de articulação entre os variados grupos de jovens que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS) e querem vivê-la. Tem foco no estímulo para que os jovens vivenciem seu protagonismo em experiências associativas, autônomas; a interagirem com o objetivo de valorizar as diferenças e peculiaridades de cada um, bem como favorecer o crescimento humano e cristão do jovem, por meio da construção de um itinerário de formação que se deve desenvolver dentro do grupo.

A AJS auxilia a inserção do jovem como membro ativo e atuante em seu ambiente, eclesial e social, incentivando-o ao engajamento em ações de caráter mais abrangente, tais como ações políticas, sociais, religiosas, de cidadania, visando sempre ao bem comum da sociedade democrática.

Em 1998, nasceu no Brasil a AJS, durante o Encontro Nacional de Jovens Salesianos, ocorrido em São Paulo. A AJS acontece tradicionalmente em casas Salesianas – escolas, obras sociais, paróquias, faculdades – espalhadas por todo o Brasil.

Por Eduardo Schmidt, AJS Brasil.

Da RSB | Pastoral Juvenil