Colégio Dom Bosco

Organização Curricular do Ensino Fundamental

O Currículo do Ensino Fundamental, organizado em séries anuais, obedecendo-se à legislação vigente, está constituído de uma base comum e de uma parte diversificada.
A Base Comum abrange o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o Conhecimento do Mundo Físico e Natural e da realidade Social e Política, especialmente no Brasil, observadas as seguintes diretrizes:

– A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
– Consideração das condições de escolaridade dos educandos;
– Orientação para o trabalho;
– Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.

O ensino da arte e da música como componentes obrigatórios estão fixados do 1º ao 9º ano, permeando atividades e vivências artísticas de todo o ensino fundamental, promovendo, assim, o desenvolvimento cultural dos educandos e proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento de potencialidades artísticas, além do despertar da sensibilidade para o belo.

A Educação Física integra esta proposta pedagógica com a visão de desenvolvimento do corpo, preocupação com a saúde, resgatando o Mente sã em Corpo são. Sendo uma aula semanal, acrescida de treinamentos esportivos atendendo as modalidades diversas de esportes.

O Ensino Religioso (distingue-se da Catequese), visto como “educação da religiosidade”, entendendo-se “por religiosidade a atitude dinâmica de abertura da pessoa para o sentido mais radical e mais profundo de sua existência, e o compromisso de vida coerente com isso”, será ministrado do 1º ao 9º ano, em regime de 9 anos.

Com base na legislação vigente, a INSTITUIÇÃO opta pelo ensino do Inglês como língua estrangeira, fazendo parte da organização curricular. Ministrado no 2º ano do Ensino Fundamental, até a 3ª série do Ensino Médio com o objetivo de desenvolver nas diferentes idades as habilidades e linhas básicas do saber.

A INSTITUIÇÃO oferece o ensino da Língua Espanhola no Ensino Fundamental, anos finais, do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Estão sujeito aos procedimentos metodológicos e critérios avaliativos dos demais componentes curriculares.

A parte diversificada da organização curricular da INSTITUIÇÃO foi enriquecida com a introdução do componente curricular de Educação para o Pensar (Filosofia) no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, com o propósito de buscar um aprimoramento das habilidades cognitivas.

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da INSTITUIÇÃO privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização. O Ensino Fundamental foca-se em estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição Federal, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:

1) Respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas de igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
2)  Participação como elemento fundamental à democracia;
3)  Corresponsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo;
4) A inclusão de temas socioculturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs para o Ensino fundamental e que se caracterizam por: urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental, favorecimento na compreensão da realidade social, na forma de:

1) Ética, diversidade cultural, meio-ambiente, saúde, orientação sexual;
2) Trabalho e consumo.