Colégio Dom Bosco

Origem, História e Contexto da Instituição

ORIGEM – A Instituição Mantida

Inspirada nos ensinamentos de Dom Bosco, a Inspetoria São João Bosco instala Estabelecimentos de Ensino em âmbito nacional, mantendo unidades de ensino voltadas para oferta da educação formal e sistêmica com o ensino seriado à luz da legislação de ensino em vigor.

Trata-se de Estabelecimento de Ensino vinculado ao Sistema Federal e Distrital de Ensino e à Rede Salesiana de Escolas (RSE).

UMA HISTÓRIA FEITA DE SONHO

Quando se vier cavar as minas escondidas em meio a estes montes, aparecerá aqui a terra prometida, que jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.  Estas são palavras de São João Bosco.

Brasília foi construída entre os paralelos 15 e 20. Seus construtores quiseram homenagear Dom Bosco com um marco: a Ermida Dom Bosco que está localizada em frente ao Palácio da Alvorada, do outro lado do Paranoá. Este pequeno monumento que foi projetado por Oscar Niemeyer e, a primeira construção em alvenaria de Brasília e concluído em 31 de dezembro de 1956. Por se tratar um importante marco na história do DF, todos os anos, no último domingo de agosto, acontece na Ermida a tradicional comemoração do Sonho-Visão de Dom Bosco, promovida pela Secretaria de Turismo de Brasília e Salesianos.

Os Salesianos foram os Pioneiros juntamente com os Candangos que construíram a capital brasileira, vieram construir as pilastras da fé cristã e da iluminação da educação. Em junho de 1957, Brasília estava em gestação. Havia só cerrado e esperança. Os Salesianos pioneiros começaram a cuidar da abertura do primeiro Colégio em Brasília. Em fevereiro de 1958, numa casa de madeira construída pela NOVACAP, na Velhacap, iniciaram as aulas preparatórias para o exame de admissão.

Em março do mesmo ano, iniciaram-se todas as séries do primário e ginásio. Os primeiros professores foram os três salesianos pioneiros e as seis Salesianas, sob a direção do P. Raimundo do Nascimento Teixeira. Em 1959, os Salesianos assumiram o compromisso de construir no Plano Piloto o prédio definitivo. A primeira pedra foi lançada em 24 de novembro de 1959. As obras foram iniciadas em fevereiro de 1960, em ritmo de Brasília. Em 30 de agosto do mesmo ano, data do 77º aniversário do Sonho-Visão de Dom Bosco, foi inaugurado, solenemente, o edifício definitivo do Colégio Dom Bosco. A inauguração contou com a presença do Presidente da República, Dr. Juscelino Kubitschek, do Prefeito Dr. Israel Pinheiro, do Arcebispo Dom José Newton e do 5º sucessor de Dom Bosco, P. Renato Ziggiotti.