Colégio Dom Bosco

Processo de Acompanhamentos, Controle e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem na Educação Infantil

A INSTITUIÇÃO busca levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela INSTITUIÇÃO.

Na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e socioculturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental. A INSTITUIÇÃO se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.

Para atingir os objetivos propostos, a INSTITUIÇÃO desenvolverá com o educando da Educação Infantil atividades nas seguintes áreas do conhecimento:

  1. Língua Portuguesa;
  2. Natureza e Sociedade;
  3. Matemática;
  4. Arte;
  5. Movimento;
  6. Ensino Religioso.

Na Educação Infantil, as atividades devem ter um significado real para a criança, favorecendo, posteriormente, o processo de alfabetização. Devem priorizar a ação da criança para que se processe a construção do conhecimento. A criança precisa: ver, tocar, mexer, construir, porque é a partir daí que o conhecimento é produzido. E nesta construção está o lúdico, o prazeroso e o gosto pela aprendizagem significativa.